quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mr. Olympia 2011 – Resultados e Considerações Finais

Resumo do Mr. Olympia 2011


Phil Heath - Mr. Olympia 2011
                                     Phil Heath - Mr. Olympia 2011

     Este foi o 46º Olympia Weekend e, ao longo destes anos, vimos vários atletas deixando sua marca eternamente no Hall da Fama deste esporte tão adorado por nós. Mais recentemente, após longos anos de uma batalha épica entre Ronnie Coleman (8 vezes Mr. Olympia) e Jay Cutler, vimos Jay superar o inacreditável Big Ron por duas vezes. Vimos ainda esse mesmo Jay Cutler perder o título em 2008 e recuperá-lo em 2009, sendo o primeiro bodybuilder a conseguir tal feito em todos os tempos. Em 2010, vimos um Cutler soberano e dominante, não dando chance para que nenhum outro competidor ameaçasse a conquista de seu quarto Sandow (troféu do Olympia).


      Em 2011, vimos novamente a história ser escrita bem diante de nossos olhos. Desta vez, com uma superioridade enorme frente aos demais, Phil Heath – The Gift, com 31 anos de idade, finalmente teve seu momento de glória. Em seu quarto ano no Olympia, ele roubou a cena de tal maneira que assim que foi visto pela primeira vez no palco, todos já sabiam quem seria o novo campeão, e que a batalha agora seria pelo 2º lugar.



      Segundo lugar este que, para muitos, foi “dado” a Jay Cutler como forma de reconhecimento da importância dele para o esporte (política), mais do que por realmente merecer aquele posto. Cutler, com 21 anos de treinamento, já apresenta sinais de desgaste, como uma assimetria visível entre os quadríceps (e desta vez até entre os ombros), e a tão comentada e questionada cintura “larga”, de bloco. Porém, o que mais chamou a atenção de maneira negativa foi um hematoma no bíceps esquerdo de Jay, que estava praticamente desviando a atenção só para aquele ponto. Era uma coisa “gritante”, pelo menos no Prejudging. Para as finais, Cutler conseguiu amenizar um pouco o problema, mas aí já era tarde (mas mesmo sem esse problema, Heath levaria o primeiro lugar, sem dúvidas).


                                                      Visíveis deficiências de Jay Cutler

     Mas não foi só isso. Além é claro da indiscutível superioridade de Phil Heath, Jay poderia ter perdido mais algumas posições: Kai Greene (3º), Victor Martinez (4º) e Dennis Wolf (5º) estavam com sede de vitória e se prepararam muito bem para o combate. Kai Greene (The Predator como é chamado) era o maior no palco. Com um volume incrível, ele pecou no quesito desidratação, e acabou não entrando com uma definição extrema que poderia ameaçar Heath. Dennis (Big Bad) Wolf, que para muitos deveria ter ficado atrás somente do Campeão, apresentou um físico impecável, com maior volume e definição do que nos anos anteriores, mas, talvez pela sua deficiência assumida nas panturrilhas e lombar, tenha ficado atrás até de Victor Martinez (The Dominican Dominator), que voltou à sua bela forma de 2007, quando disputou ponto a ponto o primeiro lugar com Cutler.


      Sobre o problema no bíceps, após ter subido no palco pela primeira vez sem comentar o assunto, Jay se viu acuado, uma vez que todos, sejam os presentes no evento ou via web, estavam discutindo a questão. Sendo assim, nas entrevistas concedidas após o prejudging, ele tentou amenizar o assunto, dizendo que havia sofrido uma lesão duas semanas antes do Show, durante um photoshoot para um patrocinador, no momento em que tentava levantar um dumbell pesado. Ainda salientou que o hematoma demora alguns dias para curar.


      Obviamente que poucos acreditaram nessa história, visto que, se a lesão ocorreu há duas semanas, o sangue ou hematoma teria se espalhado para todo o braço, antebraço e até a mão (como foi citado por Dorian Yates, que já sofreu com o rompimento de bíceps), não ficaria “localizado” como ali se apresentava.


      Apesar de se apresentar confiante no palco, como se nada ocorrera, nos bastidores se via um Cutler preocupado e com um semblante “sem graça” nas entrevistas, como que já estivesse prevendo o que estava por vir.

                                 Jay Cutler no backstage, pensando: Caralho, to udido!! (detalhe para o bíceps esquerdo)


De qualquer forma, nada disso apagou o brilho do campeão, Phil Heath!!


                                                   Phil Heath - Finais do Olympia 2011

      Temos, agora, alguns questionamentos que só serão respondidos nos próximos anos: Será este o início da era Heath, com domínio total do atleta nos próximos anos? Será que veremos novamente Cutler perder e retomar o título? Será o fim da carreira de Culter e iminente aposentadoria? Kai, Wolf, Martinez e outros vêm chegando forte, será que algum deles tem condições de superar Phil?? Aguardem as cenas dos próximos capítulos!!


Demais categorias e Expo


Na categoria até 202 lbs, a vitória já dada por todos como certa de “Flex” Lewis não aconteceu. 
Novamente, Kevin English foi o campeão, e ao que parece nem mesmo ele acreditava que poderia vencer novamente. O ar de “sem graça” dele na hora de receber o troféu o condenou; Lewis ficou em segundo, seguido por Jose Raymond em terceiro. O brasileiro Fernando “Maradona” acabou não pontuando entre os melhores, mas para seu primeiro Olympia, sua participação foi excelente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário